Como criar uma rotina de estudos? – Guia Completo

Muitos alunos possuem dificuldade em estudar, não conseguem se motivar e acabam não aproveitando tão bem o tempo de estudo. Se você se identifica como um desses alunos, uma ótima solução para lhe ajudar nos estudos é a criação de um rotina de estudos.

Com ela, você aproveitará melhor o seu tempo de estudo. Conseguirá aprender mais em menos tempo, e o estudo não será mais visto como um pesadelo.

“Mas como eu crio uma rotina de estudos?” Você deve está se perguntando, mas não se preocupe que ao longo desse artigo você aprenderá passo-a-passo de como ter uma rotina de estudos e tirar o máximo de benefício dela.

O que é uma rotina de estudos?

Dúvida nos estudos
O que é uma rotina de estudos?

Uma rotina de estudos é basicamente o hábito de estudar todos os dias, um pouquinho a cada dia, o que torna facilita o aprendizado tornando ele em algo automático e prazeroso.

Tanto estudantes que estão se preparando para o enem/vestibular quanto estudantes que já estão na universidade possuem uma carga muito alta de assuntos para estudar. Por esse motivo, a administração do tempo e organização de matérias e assuntos é indispensável para o sucesso do aluno.

E uma das melhores formas de conseguir isso é através do desenvolvimento de uma rotina de estudos. Ela é de fundamental importância para o seu desempenho como aluno, conforme você verá logo abaixo.

Qual é a importância de possuir uma rotina de estudos?

Importância da rotina de estudos
Qual é a importância da rotina de estudos?

Uma das coisas mais importantes e que mais facilita a vida de um estudante é sem dúvidas possuir uma rotina de estudos. Existem 2 motivos principais para isso.

1 – Porque é um excelente técnica de estudos.

Fazendo com que você aprenda o assunto um pouquinho a cada dia, o que torna o estudo mais fácil e prazeroso. Além de evitar que você acumule muito conteúdo para estudar, o que pode se tornar um grande problema no futuro.

2 – Porque com o uso de uma rotina de estudos você tornará o seu estudo automático.

E quando isso acontecer você poderá estudar todos os dias sem se ao menos se preocupar. (mais ou menos igual ao fato de você sempre escovar os dentes após as refeições, algo que você sempre faz não importando como se sinta ou se tem muito ou pouco tempo livre).

Como criar uma rotina de estudos?

Como criar uma rotina de estudo
Com apenas 3 passos você pode criar sua rotina de estudos

Para construir uma rotina de estudos você irá precisar seguir 3 passos:

O primeiro passo é possuir uma “deixa”, ou seja, algo que você irá fazer toda vez antes de começar a estudar. Isso  fará com que o seu cérebro sabia que agora é hora de estudar.

Essa deixa pode ser basicamente pode ser qualquer coisa. Como por exemplo: beber aguá, ouvir alguma música especial, comer alguma coisa, tomar um banho, etc.

O importante é que você sempre siga esse ritual antes de estudar para que o seu cérebro possa se acostumar.

O segundo passo é o “hábito”, ou seja, o ato de estudar.

Assim, toda vez que você fizer a “deixa” você deve começar de imediato a estudar. Não precisar ser por muito tempo, 20-25 minutos no início já é uma boa quantidade de tempo.

Pois você não poderá dizer que não tempo para estudar devido ao fato de todo mundo ter pelos menos 20-25 minutos livres todos os dias. E também não será muito tempo de estudo, o que faria você e o seu cérebro ficarem muito cansados.

Se possível tente estabelecer o mesmo horário todos os dias. Isso fará com que você se adapte com mais facilidade à rotina.

O terceiro passo é a “recompensa”, ou seja, algo que irá ganhar após a sessão de estudos. Pode ser qualquer coisa que lhe der prazer e lhe faça sentir bem.

Como por exemplo: um episódio da sua série favorita, um chocolate, uma soneca, dar uma olhadinha no whatsapp, ou qualquer outra coisa que seja prazerosa para você e que você possa fazer todos os dias.

Esse passo é muito importante, pois fará com que o cérebro associe o prazer ao estudo. E isso fará que com o passar dos dias o estudo se torne cada vez mais prazeroso.

Dicas extras!

Calendário
Usar um calendário é uma ótima forma de criar uma rotina de estudos

Use um calendário para registar o seu progresso. Cada dia que você seguir sua rotina de estudos você irá marcar um “X” no referido dia e contar o número de dias consecutivos que você conseguiu realizar a sua sessão de estudos.

Caso por algum motivo você não consiga concluir sua sessão de estudos você deve deixar o dia em branco e começar a contar do zero.

Assim que conseguir realizar sua rotina por 30 dias consecutivos, você deve se recompensar com algo grande, pois essa é uma grande vitória.

Uma última coisa, no começo será bem difícil seguir sua rotina, o que é totalmente normal. Mas com o passar do dias vai se tornar cada vez mais fácil até se tornar algo automático.


Isso é tudo por hoje. Se você gostou do artigo e achou as dicas úteis, não se esqueça de compartilhar com os seus amigos para que assim eles também possam de beneficiar dessas importantes dicas.

Curta nossa página no facebook para ficar por dentro das novidades e dos últimos posts e sinta-se a vontade para deixar o seu comentário com a sua opinião sobre essas dicas.

Kitsune Gean

Apaixonado pela área de aprendizagem e grande estudioso desse tema, se dedica a testar e compartilhar as melhore dicas de estudo, para que assim mais estudantes possam aprender rápido e fácil qualquer assunto.